Notícias: IBGE - Censo já visitou 75% das residências em Tibagi

on 16/09/2010 - 17:08 905 reads Pelo menos 75% das residências já foram visitadas pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Tibagi. A informação é da coordenadora do Censo no município, Aline Mendes Moura, que contabilizou aproximadamente 15 mil habitantes no levantamento até agora. “Pelo ritmo dos trabalhos, deveremos concluir a pesquisa pelo dia 15 de outubro, antes do dia 31 que é o prazo”, prevê.

Aline indica que na cidade em apenas dois setores ainda há casas que não foram visitadas e no interior, localidades mais isoladas devem receber os agentes do censo na próxima semana. “Pedimos aos moradores que recebam bem o nosso pessoal, porque no município há comunidades muito distantes e às vezes o recenseador precisou se deslocar mais de 80 quilômetros, ou viajar por três horas para chegar até sua casa”, solicita.



A coordenadora ainda relata algumas dificuldades encontradas no processo, como casas em que ninguém atende. “Quem sabe que o censo já passou por sua rua, mas ainda não respondeu ao questionário, por favor, ligue para 3916-2215 que nós agendamos um horário conveniente”, orienta.

Outra recomendação é que as pessoas já deixem separados os documentos da família para facilitar a pesquisa. “Aconteceu muito de a pessoa não saber sua idade, o ano em que nasceu, e isso interfere no resultado do levantamento. Precisamos de informações precisas”, diz.

Ela ressalta ainda que toda informação repassada ao recenseador é sigilosa e ninguém tem acesso aos dados. “Tem gente que tem medo de dizer a renda da família porque acha que nós vamos denunciar para a Receita Federal. Isso não acontece. Os números são passados diretamente para o sistema e contabilizados de forma geral, sem que tenhamos acesso a informações individuais”, garante.

“E todos os recenseadores foram treinados, capacitados, sabem que não podem de forma alguma falar sobre as informações coletadas, sob pena de prisão. Mas é tanta gente que eles visitam, que nem chegam a lembrar”, enfatiza.

O Censo é, na opinião da coordenadora, a oportunidade que os brasileiros têm de mostrar sua realidade e ajudar a definir as estratégias dos governos para resolver os problemas. “Então não adianta mentir para o recenseador, porque é a partir destes dados que nossos governantes vão elaborar programas e propostas voltadas ao desenvolvimento daquelas coisas que aparecerem como prioridades”, pontua.

12º Censo

O IBGE está realizando o 12º Censo Demográfico que deverá mostrar um retrato de corpo inteiro do país com o levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios, como explica a coordenadora Aline. “Ele nos dirá como somos, quantos somos e como vivemos”. Além de contar o total da população do país por sexo e faixa etária, a pesquisa indica a expectativa de vida, estimativa de brasileiros que vivem fora do país, numero médio de filhos, tipo de habitação em que vive a população e nível de instrução, entre outros.

O levantamento do Censo 2010 começou dia 1º de agosto e continua até o dia 31 de outubro, em todas as residências do país. As informações são confidenciais e não podem ser divulgadas, a não ser por meio da estatística final.

No Brasil, serão visitados 58 milhões de domicílios por 190 mil recenseadores nos mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Eles usam boné azul, colete e crachá com dados pessoais, além de um pequeno computador de mão. Pela primeira vez, o censo será totalmente informatizado, sem os extensos relatórios de papel.

No Paraná, o Censo Demográfico Brasileiro 2010 envolve o trabalho de 11.162 mil recenseadores do IBGE, que visitarão 3,8 milhões de residências. Em Tibagi são 27 recenseadores que aplicam os dois tipos de questionários: básico, com menos perguntas, e de amostra, mais completo, aplicado em uma a cada quatro casas visitadas conforme sorteio do computador de mão.


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo