Notícias: Bombeiro Comunitário recebe nova ambulância

on 06/09/2010 - 13:25 1625 reads Solenidade na tarde desta sexta-feira (3) marcou o segundo aniversário do Posto de Bombeiro Comunitário em Tibagi e a entrega de certificados de conclusão do treinamento em Primeiros Socorros pelos 11 agentes de Defesa Civil. O grupo já existe há quatro anos e realizou atendimento a 801 ocorrências nesse período. Por conta do grande número de situações envolvendo acidentes e traumas, o Posto recebeu também, durante a cerimônia, uma nova ambulância equipada para o atendimento primário.



A solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura teve a participação do major Fernando Luiz Grummdt, chefe do 2o Grupamento de Bombeiros, e do comandante do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, tenente Jorge Augusto Ramos. Para o comandante do PBC local, sargento Antonio Adonir Portela, o dia 4 de setembro deve ser comemorado todos os anos em Tibagi, data em que foi inaugurada a sede do Posto. “Foi sem dúvida um enorme ganho para a população que pode contar com mais este importante e fundamental serviço público”, enfatiza.



Grummdt destacou a coesão do grupo e parabenizou o município pela conquista do novo veículo. Ramos agradeceu o apoio de todos os parceiros do BC, como Prefeitura, Câmara e empresários, mas ressaltou a importância do trabalho dos agentes de Defesa Civil. “São vocês que fazem isso acontecer”, disse.

Na opinião do prefeito Sinval Silva (PMDB), o BC é uma das maiores conquistas do município. “Desde o primeiro dia que conheci o projeto, em 2005, na casa do então governador, curioso que era como prefeito no primeiro mandato, quis trazer o Bombeiro Comunitário para Tibagi”, relatou. “Depois de implantado, dispensando funcionários do quadro da Prefeitura para serem os agentes, conseguimos com os vereadores aprovar uma lei que deu equiparação de salários para os bombeiros”, prosseguiu.



Sinval ainda destacou que toda a comunidade vê o BC como um grande benefício. “Em nome do povo desta cidade quero parabenizar a você, Portela, [comandante] e a todo esse grupo de bombeiros comunitários, pelo belo trabalho. Percebo nas ruas que a população reconhece com orgulho a atuação de vocês”, enfatizou.

Luiz Carlos Taques Ribeiro (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, também enfatizou o agradecimento pelos quatro anos de atendimento. “Foram dois anos no pátio de Obras da Prefeitura até que o Posto fosse construído. Desde então, nossa comunidade se sente muito segura em função da atuação destes valorosos agentes”.

Curso



Os agentes de Defesa Civil receberam certificados pela participação no Curso de Agentes de Socorros de Urgência, que teve duração de 154 horas com o instrutor Wilson Silva Junior, enfermeiro do Hospital Luiza Borba Carneiro. Foram aulas de primeiros socorros, atendimentos a traumas, remoção de veículos, salvamento vertical, uso de equipamentos de emergências e palestras sobre biosseguraça, higiene pessoal, e higiene de desinfecção de ambulância.

O comandante Portela também fez a entrega de diplomas a empresários que auxiliam os trabalhos. O certificado de Empresa Amiga do Bombeiro Comunitário foi para representantes da Sol Materiais de Construção, ProLar Materiais de Construção, Supermercado Cristal, Speed Net Services e Águas Vivas Aventuras. “São grandes parceiros que nos ajudam sempre que solicitados”, defendeu.

Ambulância



Uma van Fiat Iveco, 2005, equipada com materiais de atendimento a trauma, foi entregue pelo tenente Jorge Augusto Ramos, comandante do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba para o comandante Portela. “Com a melhoria do anel viário da nossa região, a pavimentação da Transbrasiliana [BR-153] e a reforma da PR-340, aumenta a possibilidade de ocorrência de acidentes. Por isso a importância desse atendimento primário antes da chegada do Serviço de Atendimento ao Trauma [Siate] de Castro ou Telêmaco Borba”, explicou Portela.



O veículo foi doado pelo 2o Subgrupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, através do comandante Cláudio Luiz Zanlucas.



O padre Nelson Bueno realizou a bênção da ambulância.

História



O Posto de Bombeiros Comunitários de Tibagi iniciou seus trabalhos em 27 de julho de 2006, com 12 homens cedidos pela Prefeitura, que foram treinados e habilitados em curso com cinco meses de duração – 640 horas/aula. O quartel foi instalado provisoriamente no pátio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, até que em 2008 o governo Estadual construiu e entregou o Posto na avenida Manoel Ribas.

O BC atua no combate a incêndios, atendimento a calamidades públicas, resgate e salvamento na água, atendimento a vítimas de acidentes e traumas e ainda na prevenção, com frequentes ações educativas nas escolas.


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo