Notícias: Iniciam cursos de Secretariado e Administração

on 03/09/2010 - 10:56 1100 reads Eles já concluíram o ensino médio em Tibagi mas não encontraram condições ainda de fazer uma graduação em outras cidades. A oportunidade de formação técnica veio na hora certa para 40 alunos aprovados no processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR) que iniciaram nesta semana os cursos de Secretariado e Administração.

As aulas inaugurais, na terça e quinta-feira (31 e 2), foram o marco de uma nova vida que começa com a profissionalização. “Espero conseguir um emprego. Queria fazer faculdade fora, mas sem trabalho não posso pagar”, diz Fabiana Machado, de 18 anos, representando a opinião da maioria dos alunos de Secretariado.



O secretário de Educação e Cultura do município, Antonio Teixeira, falou sobre a qualidade e o reconhecimento dos cursos técnicos ofertados pelo IFPR, destacando que os certificados abrem as portas do mercado de trabalho. “Daqui a dois anos vamos fazer uma grande formatura com todos vocês neste curso de muito valor. Depois, onde vocês apresentarem o diploma do Instituto Federal, serão bem acolhidos”, enfatizou.

Adenair de Souza, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos e Profissionalizante no município, acrescentou que antes mesmo da conclusão do curso, os estudantes terão mais oportunidades. “A própria Prefeitura deverá abrir vagas de estágio para os participantes destes dois cursos e também para o superior de Tecnólogo em Gestão Pública, que está em andamento”, revelou.



Nilton Cesar Nascimento, 43 anos, músico desempregado, é o único homem em meio às outras 19 alunas de Secretariado. Para ele, o desafio também é conseguir um posto de trabalho com a nova formação. “Já tem bastante tempo que concluí o ensino médio e, para pessoas da minha idade, já é mais difícil conseguir emprego. Agora com este curso, quero me dedicar para entrar em algum lugar e não sair mais”, visualiza.

E dedicação é realmente o ponto-chave da formação, na opinião de Adenair. “Não vai ser fácil. As aulas são uma vez por semana, mas é bem puxado, tem várias atividades pela internet e vocês têm de correr atrás. Vai ser uma caminhada longa, mas vai valer a pena”, garante.

Cursos

Os cursos técnicos em Secretariado e Administração são ofertados em Tibagi na Escola Municipal Telêmaco Borba gratuitamente. Cada curso tem 20 alunos e dura dois anos.



O prefeito Sinval Silva (PMDB) conta que inicialmente eram apenas 20 vagas para o município, mas Tibagi acabou conseguindo dobrar o número de inscrições. “O mercado de trabalho tem cada vez mais postos para técnicos e faltam pessoas qualificadas, especialmente em municípios de pequeno porte como Tibagi. Para muitos estudantes que concluíram o ensino médio, esta será a chance de seguir aprendendo e permanecer na nossa cidade, contribuindo para o desenvolvimento”, afirma.


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo