Notícias: Página de Tibagi ultrapassa 500 mil visitas

on 09/07/2010 - 16:54 1340 reads De acordo com o Dicionário de Direitos Humanos, o direito à informação é um dos alicerces do Estado Democrático e ferramenta indispensável à concretização do princípio republicano e à consolidação da cidadania. Sem informação e transparência o povo é impedido de exercer o poder estatal, do qual é o único titular, conforme indica a Constituição Federal.

Para assegurar que as informações de interesse público sejam disponibilizadas com clareza e eficiência à população, a Prefeitura de Tibagi dispõe de diversos canais de comunicação, usando ferramentas como internet, celular, impressos, rádio e TV.

Além de levar à imprensa a agenda de acontecimentos e serviços públicos, a Assessoria de Comunicação Social vem trabalhando em meios alternativos e sem custos.



A página oficial da Administração (www.tibagi.pr.gov.br) já ultrapassou o índice de 500 mil visitas em aproximadamente cinco anos, demonstrando crescimento contínuo no número de acessos diários. As informações acerca das ações da Administração Pública são postadas diariamente e visualizadas em vários formatos, desde o texto e imagens, até em reportagens da TV Diamante, canal próprio de televisão para a web. Somente nos últimos seis meses, mais de 300 matérias jornalísticas foram publicadas no site e visitadas mais de 90 mil vezes pelos internautas.

A página mostra reportagens sobre os acontecimentos, programas sociais, projetos e obras e também a coluna de fatos históricos Aconteceu!, que toda quinta-feira traz, em parceria com o Museu Histórico, textos sobre personalidades e acontecimentos desde a fundação da Vila de Tibagi.



O site da Prefeitura expõe os atos oficiais, editais, leis, decretos e licitações publicados formalmente em jornal de circulação regional, conforme determina a Lei. Ainda pela internet, cerca de 800 endereços eletrônicos cadastrados pela Assessoria recebem semanalmente o Informativo da Prefeitura de Tibagi, newsletter com o resumo das notícias naquele período. Para receber, pode-se pedir a inclusão pelo e-mail (comunicacao@tibagi.pr.gov.br).

Os meios de comunicação usados pela Prefeitura representam, como analisa o prefeito Sinval Silva, a oportunidade da população acompanhar as ações da Administração e fiscalizar para cobrar. “Há também outro objetivo, bastante importante, que é o da participação. A partir da informação, o cidadão está mais preparado para participar ativamente das tomadas de decisões, que é uma meta deste governo”, pontua. Sinval comunica que o Portal da Transparência de Tibagi está sendo elaborado para a divulgação de contas e contratações públicas.

TV Diamante

A TV Diamante aproxima o espectador da realidade com as imagens de coberturas de eventos que têm a participação da comunidade. Em dez meses, quase 70 vídeos foram postados na página e ligados ao canal Youtube, no (www.youtube.com/tibagipr). Também estão à mostra vídeos institucionais dos programas EcoMoradia e Recicla Tibagi, outro sobre o desenvolvimento da Economia Solidária no município e ainda de apresentação do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior.



Documentário com mais de 30 minutos relatando a história do Hospital Luiza Borba Carneiro foi um destaque da TV Diamante. O filme expõe depoimentos de funcionários e médicos que iniciaram os trabalhos do Hospital há 50 anos.

Twitter

No Twitter, a o microblog da Prefeitura tem mais de 200 seguidores que acompanham em tempo real as divulgações. Nova ferramenta, o Twitter tem sido, na opinião do webmaster Alberto Verhagen Junior, um importante incentivador das visitas à página oficial de Tibagi. “De imediato, quando divulgamos alguma novidade no Twitter com link para o site da Prefeitura, aumentam as visitas à página”, comenta. A meta para este ano, segundo ele, é chegar a mil seguidores. O acesso é pelo (www.twitter.com/tibagipr).

Rádio

Outro importante meio de divulgação das informações do Executivo e para a comunidade é o programa Bom Dia Tibagi, que vai ao ar pela Rádio Itay AM (1150) de segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas. Com entrevistas, o programa leva informação sobre saúde, bem estar, lazer, obras, serviços, assistência social, história, eventos e tudo o que interessa à comunidade. O horário é cedido à Prefeitura como cortesia pela rádio. Para ouvir pela web, o endereço é (www.radioitay.com.br).

Já a Rádio Diamante, canal on line pela página da Prefeitura, deve ser reestruturada nos próximos meses para divulgar em tempo integral as ações de interesse da comunidade, além de programação musical pela rede mundial de computadores.

SMS

Novidade, o Informativo SMS por celular também tem se firmado como meio de divulgação eficaz. Todos os dias, um torpedo é enviado aos mais de 400 números cadastrados com notícia referente às obras, serviços e eventos da Prefeitura. Para receber, basta enviar uma mensagem de texto para o 8842-9199. O serviço foi ofertado pela operadora Claro sem custos à Prefeitura.

Impressos

A Assessoria ainda é responsável pela criação e distribuição de vários impressos, desde o tabloide Informativo semestral da Prefeitura, que terá sua quarta edição neste mês de julho, até panfletos, placas, banners, cartazes e convites. Ainda são desenvolvidas no setor, campanhas de divulgação de eventos, como o Carnaval e Aniversário da Cidade, e de conscientização, como da coleta seletiva e combate à dengue.

Equipe

Cinco pessoas compõem o quadro da Assessoria de Comunicação Social: Emanoelle Wisnievski, jornalista; Christian Camargo, fotógrafo; Alberto Verhagen Junior, webmaster e editor de vídeos; João Pedro Agostinho, assistente de cinegrafia e editor de imagens e Zinho de Oliveira, cinegrafista.


Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo