Notícias: Agência registra aumento de colocações

on 18/06/2010 - 13:39 715 reads A Agência do Trabalhador de Tibagi registrou aumento no número de colocações de trabalhadores no mercado em maio. O mês teve o segundo maior índice de empregos nu município este ano, só perdendo para fevereiro, quando muitos postos são justificados pelas oportunidades temporárias do período de Carnaval.



Ao todo, 38 trabalhadores foram empregados no mês de maio, contra 19 em abril e 13 em março. Em fevereiro foram 46 e em janeiro, 23. O crescimento, de acordo com Cintia Munhóz, representa um bom momento da economia e também é resultado de mobilização que vem sendo feita junto aos empresários. “Estamos conseguindo intermediar a colocação no mercado de trabalho com a maioria das empresas e isso é significativo, porque a partir destes índices conseguimos comprovar necessidade, por exemplo, de cursos específicos de qualificação”, explica a gerente da Agência do Trabalhador.

Em maio, a Agência também intermediou o processo para liberação de 41 pedidos de seguro-desemprego. Foram liberados R$ 84.822,13, mas este valor, como indica Cintia, não é apenas de atendimentos no mês de maio. “Alguns requerentes podem receber até cinco parcelas do seguro e podem estar acrescidas nesse montante”, ressalva.

Qualificação

Em parceria com o Provopar e Emater/PR, a Agência do Trabalhador está qualificando 32 mulheres no curso para Empregadas Domésticas. É o projeto Maria Maria, que busca melhorar a qualidade de vida das trabalhadoras. “Também temos trabalhado intensamente buscando parcerias com os empresários e disponibilizando atendimento à população que busca uma oportunidade de trabalho”, reforça a gerente. “Infelizmente ainda não conseguimos o apoio de todos os empregadores, mas temos conseguido cumprir a meta graças à colaboração dos empreendedores que ofertam vagas para a população e contribuem efetivamente para mudar a vida de tantos trabalhadores”, finaliza.

Intermediação



Texto: Emanoelle Wisnievski
Imagens: Christian Camargo