Notícias: Tibagi é selecionada em programa do Ministério do Turismo

on 03/09/2010 - 08:48 715 reads Cinco dos sete municípios que foram selecionados para o processo de validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) são dos Campos Gerais. A informação foi repassada durante a oficina de validação do projeto, realizada na segunda-feira (30) pela Secretaria de Estado do Turismo (SETU), onde foram apresentados os diagnósticos dos potenciais turísticos dos 25 municípios que abrangem Curitiba, região metropolitana e Campos Gerais.



Castro, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Telêmaco Borba e Tibagi apresentaram um elevado índice de competitividade turística e possuem condições de receber o programa. O PDITS passa a ser documento básico do planejamento do Turismo na região.

O Programa será a ferramenta de planejamento para investimentos em infra-estrutura e propõe objetivos, metas e diretrizes visando o crescimento do Turismo em bases sustentáveis em curto, médio e longo prazo.

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é a instância de governança regional de turismo e neste processo é responsável pela mobilização dos municípios e articulação junto aos órgãos estaduais e federais.

O presidente da AMCG e prefeito de Tibagi, Sinval Silva, que esteve no evento, afirmou que a ação nos Campos Gerais também irá contribuir para fortalecer o turismo em todo o Estado. “Precisamos pensar como um todo, não apenas em cada município. O plano vai ter reflexo, no aumento na oferta de emprego e renda, objetivando estruturar o Campos Gerais do Paraná como destino Turístico competitivo no mercado.

A analise dos municípios será encaminhada para o Ministério do Turismo (MTur) que também deve validar essas informações. A partir disso, será realizada uma nova oficina onde serão definidas as estratégias e ações que devem ser realizadas nos municípios.

Texto: www.plantaodacidade.com.br
Imagens: Divulgação