Matrículas da rede municipal de ensino começam nesta segunda (4)

Cada escola trabalhará com um cronograma próprio para realização das matrículas

Matrículas da rede municipal de ensino começam nesta segunda (4)

A partir desta segunda-feira (4), toda a rede municipal de ensino abre o período de matrículas, que segue até o dia 13 de dezembro. Pais ou responsáveis devem procurar a escola ou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) mais próximo de suas residências.

Cada escola e CMEI montou seu próprio esquema de matrículas e rematrículas.

Na Escola Municipal Ida Viana, os dias 4 e 5 de novembro estão reservados para as rematrículas de alunos que já estudam na instituição. A partir do dia 6, serão realizadas as matrículas novos alunos.

Na Escola Municipal Professor Aroldo, no dia 4 ocorrem rematrículas e matrículas para o pré II e 1° ano, dia 5 para alunos dos segundos e terceiros anos e no dia 6 para os quartos e quintos anos.

Já a Escola Municipal São Bento fará as novas matrículas entre os dias 4 e 29 de novembro. A partir do início de dezembro tem início o período de rematrículas, para o pré II e 1° ano, que serão nos dias 2 e 3. Dias 4 e 5 estão reservados para o 2° ano, 6 e 9 para as turmas de 3° ano, os 4° anos realizam no dia 10 e 11 e encerrando o período, nos dias 12 e 13 de dezembro, é a vez das rematrículas para os 5° anos.

Na Escola Municipal David Federmann entre 4 e 11 de novembro acontecem as novas matrículas e dos prés I e II e 1° ano. De 12 a 20 de novembro os pais ou responsáveis podem fazer rematrículas no 2° ano, de 21 a 28 de novembro para o 3° ano, de 29 de novembro a 6 de dezembro para alunos do 4° ano. Encerrando o cronograma, de 9 a 13 de dezembro, para o quinto ano.

A Escola Municipal Telêmaco Borba e os CMEIs Aquarela, Dona Mathilde, Dona Inez e São José seguirão o cronograma enviado pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec), com matrículas para todas as turmas no mesmo período, de 4 de novembro a 13 de dezembro. Nos CMEIS, as vagas são limitadas e serão atendidas de acordo com a lista de espera já cadastrada. A única exceção é o CMEI Madrinha Augusta, que iniciará as matrículas no dia 6 de novembro.

A Escola Telêmaco Borba também recomenda para os pais de alunos dos quintos anos, que cursarão o sexto em 2020, e que não retiraram a declaração de transferência para o novo colégio, que procurem a unidade apenas no final do mês de novembro para emissão do documento.

Para realizar a matrícula é necessário certidão de nascimento, declaração de transferência, RG e CPF dos pais e do aluno e declaração de vacina.

Corte etário

A data de corte adotada pela Semec é mesma estabelecida pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná. Por isso, a matrícula no 1° ano do Ensino Fundamental será para nascidos até 31 de março de 2014. Para o Pré I a data definida foi de 01 de abril de 2015 a 31 de março de 2016; no Pré II a data de corte será para nascidos entre 01 de abril de 2014 e 31 de março de 2015.

O mesmo critério vale para os Centros Municipais de Educação Infantil. Para o Jardim, a matrícula será realizada para as crianças que nasceram entre 01 de abril de 2016 e 31 de março de 2017; Maternal II para os que nasceram entre 01 de abril de 2017 e 31 de março de 2018; Maternal I para os nascidos entre 01 de abril de 2018 e 31 de março de 2019; Berçário para as crianças nascidas a partir de 01 de abril de 2019.