Há 30 anos era inaugurado o asfalto entre Tibagi e Castro

ACONTECEU!
Há 30 anos era inaugurado o asfalto entre Tibagi e Castro

A inauguração da Rodovia Guataçara Borba Carneiro, a PR 340, que liga os municípios de Tibagi e Castro, é tema da coluna Aconteceu! desta sexta-feira. O Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior, juntamente com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, contribui semanalmente com passagens curiosas da história de Tibagi.

Há 30 anos, era concluída e inaugurada oficialmente esta estrada, embora o empenho e trabalho de cidadãos tibagianos e políticos da região tenham iniciado muitos anos antes. No ano de 1973, com a presença do secretário de Estado dos Transportes Euro Brandão e do Diretor do DER Paulo Aguiar, os então prefeitos Lauro Lopes (Castro) e Nelson Horn (Tibagi), realizaram uma reunião, onde apresentaram as necessidades da região e dos trabalhos a serem desenvolvidos neste trecho da rodovia. Castro e Tibagi já apresentavam na época uma grande produção agrícola, e a necessidade de logística para a atividade, com o escoamento de safra, era urgente.

Durante mais de cem anos, os meios produtivos do Paraná reclamavam por estradas, para permitir o desbravamento do Norte, Oeste e Sudoeste do Paraná, para a abertura de novas frentes pioneiras que dependia de vias de comunicação indispensáveis para essa conquista. Para garantir maior segurança, fluxo contínuo e rapidez no transporte da produção volumosa. Desta forma, em meados de 1978 foi inaugurada a pedra fundamental da estrada Tibagi- Castro, com a presença do então prefeito Homero Talevi Campos e do governador Jaime Canet Júnior.

A conclusão da obra de pavimentação asfáltica dos 60 quilômetros da rodovia PR 340 se deu somente seis anos depois, dentro do Programa Alimentadores, executada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O governador José Richa, o secretário dos Transportes Deni Lineu Schwartz e o Prefeito José Tibagy de Mello inauguraram em agosto de 1984 uma moderna rodovia que até os dias de hoje é a principal ligação entre os municípios de Castro e Tibagi. Na época, o Governo do Paraná respondeu às reivindicações dos dois municípios facilitando o acesso ao meio rural e o escoamento da produção para os grandes centros consumidores e aos terminais de exportação.

O Governador José Richa resgatou assim uma dívida antiga com essas cidades tradicionais, que estiveram isoladas entre si durante mais de meio século. O povo tibagiano compareceu em massa no campo de aviação - atual Praça 18 de Março, para assistir a cerimônia de inauguração da nova estrada, com a presença do governador José Richa, o deputado Edmar Luiz Costa, o diretor presidente da Cooperativa Castrolanda Raul Rabbers, secretário dos Transportes Deni Lineu Schwartz , prefeito de Tibagi José Tibagy de Mello e autoridades municipais.

Outra importante estrada de acesso à região, a Rodovia do Café, cortando os vales do Tibagi e do Ivaí, dois importantes rios de nosso estado, em piso natural desde a década de 40, quando foi aberta para atingir o Norte do Paraná, havia sido inteiramente asfaltada e inaugurada no inicio da década de 60, como a segunda opção para ligar a região de Maringá e Londrina a Ponta Grossa.

Aconteceu!
Para valorizar o acervo do Museu e divulgar os acontecimentos que fizeram história em Tibagi, toda semana o diretor Neri Assunção, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, de-senvolve textos que relatam fatos marcantes na coluna Aconteceu!,no site (www.tibagi.pr.gov.br).

O Museu Histórico oferece trabalhos desenvolvidos em pesquisas e exposições temporárias. Perma-nece aberto de terça à sexta-feira das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30. Sábados e domin-gos, a visitação pode ser feita das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Para agendamento, o telefone é(42) 3916-2189. A entrada é franca.

Pesquisa: Nery Aparecido Assunção
Texto: Nery Aparecido Assunção e Assessoria de Comunicação