Futebol de Salão chegou a Tibagi na década de 60

ACONTECEU
Futebol de Salão chegou a Tibagi na década de 60

Nesta semana, Tibagi ficou com a prata no futsal na etapa dos Jogos Escolares em Piraí do Sul, com equipe do Colégio Leopoldina. Mas a tradição do esporte no município vem de muitos anos atrás. Para saber um pouco mais sobre o esporte e sua chegada a Tibagi, a coluna Aconteceu! uma parceria entre o Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, foi resgatar essa história.

No Brasil, o futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento, e tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão de que começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas ''peladas'' nas quadras de basquete e hóquei.

Há também a versão de que o futebol de salão foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ''INDOOR-FOOT-BALL''. No início, jogava-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada.

O futebol de Salão em Tibagi

As grandes recordações do futebol de salão se iniciam pela quadra da ARPA. Mas antes de ser quadra, era um terreiro que os atletas carpiam para poder praticar o futebol. Depois de feita a quadra, os próprios jogadores improvisavam latas para fazer a iluminação, e entre o furo das latas colocavam as lâmpadas.

O futebol de salão veio para Tibagi no ano de 1965 através do ex-prefeito José Tibagy de Mello (Zezito), então na época professor de Educação Física. As táticas eram passada aos times de alunos que disputavam o torneio inter series e aos companheiros Fabio Fanuchi, Professor Aroldo e Durlindo Pinto (Quiro).

A quadra pertencia à ARPA – Associação Recreativa Paroquial, localizada onde hoje onde fica o Banco do Brasil, e várias equipes disputavam campeonatos e amistosos com a torcida lotando as arquibancadas de madeira. Havia também na época a quadra dos Padres Redentorista, onde praticavam basquete e tênis. A quadra ficava nos fundos do mosteiro. Com a inauguração da praça Edmundo Mercer, foi construída uma quadra esportiva.

No ano de 1988 foi construído e inaugurado pelo então prefeito José Tibagy de Mello um moderno Ginásio de Esportes com vestiário e alojamentos. Em 1990 o ex-prefeito Eugenio Rodrigues Carneiro nomeou o espaço como “Ginásio de Esportes Quirão”, em homenagem a Durlindo Pinto de Andrade, grande incentivador do esporte em Tibagi.

Fonte: Teu Nome é História – Nylzamira Cunha Bejes
Fonte: Confederação Brasileira de Futebol de Salão