× Fechar menu
Licitação ao vivo
, clique aqui
Prefeitura Municipal de Tibagi

Diretor do Samu Regional vem a Tibagi apresentar projeto

Se município aderir, passará a contar com atendimento emergencial do SAMU

26/06/2019 em SAÚDE
Diretor do Samu Regional vem a Tibagi apresentar projeto

O diretor geral do Consórcio Intermunicipal - SAMU (CIM-SAMU), Jaime Menegoto Nogueira, usou a tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira (25), para apresentar ao legislativo e a comunidade o projeto para implantação do atendimento emergencial em Tibagi, Samu Regional. Ao todo, nove municípios já aderiram ao serviço na região.

 O diretor geral do CIM-SAMU acredita que o município será beneficiado com a implantação do serviço. “A vantagem para o município de Tibagi vai ser a qualidade nos atendimentos das emergências, porque os profissionais serão profissionais treinados e o médico regulador, que ficará na central de regulação do SAMU, ele é que passará todas as orientações. Então o atendimento para as emergências vai ter uma qualidade de atendimento muito melhor e vai poder levar o paciente para o lugar certo, para o hospital de referência”, relata Nogueira.

O projeto também contempla a assistência em rede, caso a ambulância de Tibagi esteja em um local distante e uma emergência seja recebida. Com o Samu Regional implantado, o médico regulador irá deslocar a ambulância mais próxima para fazer o atendimento.  

O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, é favorável a adesão, mas ressalva que o orçamento ainda precisa ser discutido com o executivo. “Do ponto de vista técnico somos positivos. Entendemos que é importante o município aderir. Da questão técnica do atendimento e da qualificação do serviço já é uma questão comprovada, então a gente não discute isso. O que a gente discute é a adequação do orçamento municipal para custear do serviço. A gente acredita que por meio de discussão, com a gestão como um todo, esse valor pode ser viabilizado”, fala.

De acordo com Nogueira, o custo mensal vai ser rateado entre os municípios participantes. Arapoti, Curiúva, Imbaú, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Ponta Grossa, São João do Triunfo e Telêmaco Borba já aderiram e o serviço começa a ser ofertado nos próximos meses.


Compartilhe nas redes sociais: