Consciência Negra é comemorada em Tibagi

Dia foi marcada pelo início da programação em alusão a data. Cronograma de atividades segue até o sábado (23)

Marcando o dia da Consciência Negra, em Tibagi, teve início, nesta quarta-feira (20), a programação alusiva a data. Ao longo do dia, o público presente pode participar de uma experiência cultural com exposição, apresentações, exibição do projeto "Identidades", de Homero Camargo e debates sobre a cultura negra tibagiana. Pela noite, está programada uma palestra com o professor Luiz Carlos Taques e apresentação da Escola Municipal de Dança (EMD), tudo na Praça Edmundo Mercer, a partir das 19h. A vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, prestigiou o evento ao longo do dia.

Desde cedo, o Clube Estrela da Manhã está aberto com uma exposição que retrata traz detalhes e grandes nomes da cultura negra local. Os alunos do Colégio Leopoldina também deram um show à parte com apresentações produzidas especialmente para o evento.

Durante seu discurso, a vice-prefeita expressou a importância em celebrar à data. “Falar da consciência negra, esta semana que comemora esta data é marcante. Não podemos sentir orgulho do que aconteceu no passado, a gente sabe que foi um fato histórico muito triste, não só para o Brasil, mas para toda a humanidade. Temos que refletir para que não continuem os erros no futuro. Todos nós somos iguais, temos os mesmos direitos e temos que trabalhar os deveres para serem refletidos na vida em sociedade”, disse Helynez.

Durante os três dias do evento, acontece, também, a exibição de um documentário afro-cultural, às 10h, o projeto Identidade, de Homero Camargo, às 11 e a Roda de Conversa com remanescentes da Fazenda São Damásio, às 14h.

Na quinta-feira (21), a apresentação será com o Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento, às 11h; logo mais, às 20h, tem a Capoeira do Mestre Nego Liso; às 20h15, Ione da Silva Jovino e Merylin Ricieli dos Santos irão palestrar sobre o tema “Clubes em memórias: Sociabilidade Negra nos Campos Gerais”, que teve o livro lançado em Tibagi no ano passado; às 21h, dois grupos de dança sobem ao palco: o grupo Morena Ritmos e o grupo Afro da Pérpetua.

Na sexta-feira (22), os alunos do Colégio Integração farão apresentação às 11h. E a partir das 20h, acontecem as homenagens aos 120 anos da Banda Escola José da Cruz Machado e a antigos músicos.

Encerrando a programação, no sábado (23), acontece o torneio de truco, no Clube Estrela da Manhã