Cohapar apresenta programa Escrituração Direta em Tibagi

Diretor de regularização fundiária esteve no município para conversar com famílias que podem aderir ao benefício

Nesta quarta-feira (2), o diretor de regularização fundiária da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luís Corti, esteve em Tibagi para apresentar aos moradores locais o programa de Escrituração Direta, que contemplará o município. A reunião foi solicitada pelo executivo municipal, com a preocupação de regularizar os quase 500 imóveis que não possuem a escritura.

Corti explicou como funciona o programa. “São de aproximadamente 500 mutuários que já quitaram sua casa e as pessoas tem a posse, mas não tem a escritura. A Cohapar, através de uma norma, ela consegue emitir a própria escritura pública em favor do ocupante. Isso da uma economia muito grande para o beneficiário e, por outro lado, da uma rapidez muito forte”, afirmou.

Através do programa, os custos da escritura sairiam por R$ 478,36, bem abaixo dos valores praticados durante o processo normal de escrituração em cartórios.

O atendimento para os moradores que queiram aderir ao programa será no dia 15 de outubro, a partir das 13h, no Departamento de Habitação, situado no Pátio da Prefeitura. Os proprietários devem comparecer até o local com documentos de identificação (CPF e RG), comprovante de residência e documento do imóvel.

Morar Legal

Luís Corti também falou sobre o outro programa da Cohapar que atende Tibagi, que é o “Morar Legal”. “É um programa que dá documento para quem não tem, aquele ocupante já há muito tempo em cima de determinada posse e a diferença da posse e de propriedade é uma diferença do dia para a noite. O município de Tibagi entra no hall de municípios atendidos pelo estado do Paraná. Está de parabéns o governo, a Cohapar, o município, mas principalmente o beneficiário, que é aquele que vai receber a escritura”, avaliou.