Casas da Leitura desenvolvem projeto de reforço de leitura

As Casas da Leitura, extensões da Biblioteca Municipal Historiador Luiz Leopoldo Mercer nos bairros São José, Nequinho e Capivari, desenvolvem projeto de leitura e reforço escolar para alunos da rede municipal de ensino. As estagiárias de cada unidade trabalham a leitura com os alunos com maior dificuldade, que são encaminhados pelas coordenadorias das escolas.

Sempre nas segundas, quintas e sextas-feiras, no período da tarde, as Casas da Leitura estão abertas com um cronograma especial para atendimento. Nas segundas, quartas e sextas-feiras o projeto acontece na Biblioteca Municipal.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Angela Laurino, detalha que o foco principal é auxiliar os alunos na leitura. “Esse projeto é um reforço para eles na leitura. Tenho caso de alunos que estão no quinto ano, repetiram duas séries, e não conseguem ler direito, tem muito erro de português, se você vai fazer um ditado com eles, eles têm muita dificuldade. As vezes não tem tanta dificuldade na escrita, como tem na leitura”, disse.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ida Viana, Marta Serenato, aponta que foi possível observar o desenvolvimento da leitura dos alunos atendidos pelo projeto. “Teve uma mudança. Percebi nas atividade de leitura que tomo semanalmente com os alunos”, fala.

Além do projeto de leitura, crianças podem frequentar os espaços para participar de atividades e emprestar livros. Outro destaque é a Mala da Leitura que conta com títulos novos e agora está na unidade Capivari.