Batalha de Monte Castelo foi encenada em Tibagi

ACONTECEU!
Batalha de Monte Castelo foi encenada em Tibagi

O ano de 2015 marca os 70 anos da Batalha de Monte Castelo, travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Esta batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. Na década de 80, um teatro ao ar livre encenou este conflito em Tibagi, com grande produção e aspecto realista. Com a missão de trazer detalhes e curiosidades de Tibagi, a coluna Aconteceu! desvenda mais um fascinante marco da história do município.

As cenas pareciam reais: explosões, fumaça, gritos, médicos e enfermeiras correndo em socorro dos feridos, soldados rastejando e saltando sobre poças de água ou se esgueirando com dificuldades para se proteger dos projéteis inimigos.

Tudo isso dentro de um grande teatro ao ar livre, a encenação da tomada de Monte Castelo, que foi realizada durante as comemorações ao aniversário de Tibagi em 1985, relembrando a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante quatro anos, até 1989, o projeto trouxe a história para terras tibagianas. O então prefeito José Tibagy de Mello, juntamente com os senhores Izidro Guedes, Márcio Schiochet e Euclides Ayres Martins coordenavam os ensaios e a produção, que contava com a participação de mais de 200 pessoas da região. “Cada um tinha seu papel e juntos colocavam um grande espetáculo em andamento, relembrando fielmente a dura batalha enfrentada pelos brasileiros na Itália, e alcançando o topo do Monte Castelo, motivo de grande comemoração”, relembra o diretor do Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, Nery Assunção.

O feito tibagiano alcançou o conhecimento público, e cinquenta veteranos da FEB estiveram em Tibagi para assistir a encenação, que marca a maior vitória da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

O Horto Florestal foi especialmente preparado para receber a encenação, e eram registrados mais de dois mil expectadores, que assistiam a todas as cenas de longe numa arquibancada própria para o evento. Todos saíam com a nítida impressão de ação bélica real, inclusive com a passagem de um avião de caça que atacava em voos rasantes.

Todos os heróis brasileiros eram desta forma homenageados, e aqueles que foram mortos em combate eram simbolicamente sepultados no cemitério de Pistoia, durante a encenação. Um dos grandes homenageados era Max Wolff, herói paranaense em Monte Castelo, que morreu durante o combate, e era interpretado por Márcio Schiochet na encenação tibagiana.

Fontes: Folha de Londrina e Correio de Noticias
Pesquisa: Nery Aparecido de Assunção
Texto: Assessoria de Comunicação e Wikipédia
Arquivo: Museu Histórico
Agradecimentos: Célio Luiz Zapzalka

Aconteceu!
Para valorizar o acervo do Museu e divulgar os acontecimentos que fizeram história em Tibagi, toda semana o diretor Neri Assunção, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, desenvolve textos que relatam fatos marcantes na coluna Aconteceu!,no site (www.tibagi.pr.gov.br).

O Museu Histórico oferece trabalhos desenvolvidos em pesquisas e exposições temporárias. Permanece aberto de terça à sexta-feira das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30. Sábados e domingos, a visitação pode ser feita das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Para agendamento, o telefone é(42) 3916-2189. A entrada é franca.