Biblioteca Municipal Historiador Luiz Leopoldo Mercer em Tibagi receberá reforma em sua cobertura

A Prefeitura Municipal de Tibagi obteve a autorização do Estado do Paraná para a reforma do telhado da Biblioteca Municipal. O prédio, tombado pelo Patrimônio do Estado desde 2006, apresentava problemas estruturais que necessitavam de intervenções urgentes para garantir a segurança dos usuários e do acervo histórico. O valor total da obra está estimado em R$ 89.999,00, com verba do municipio

Desde 2021, o município buscava informações junto ao Governo do Estado para realizar as reformas necessárias no prédio. A partir da elaboração de um projeto técnico detalhado, a Prefeitura conseguiu a autorização para a “Reforma Emergencial da Cobertura e do Forro” em 2023. A medida permitirá a execução de reparos urgentes no telhado e forro, com o objetivo de garantir a segurança do local e preservar suas características históricas.

O projeto prevê a instalação de novas calhas com maior capacidade de vazão, a substituição das telhas cerâmicas por outras do mesmo tipo e a reforma do forro em madeira, com acabamento de pintura para garantir uma finalização homogênea. Além disso, as instalações elétricas serão revisadas para garantir a segurança do local.

O valor total da obra está estimado em R$ 89.999,00 e o prazo de execução é de dois meses. A Prefeitura Municipal está empenhada em iniciar as obras o mais breve possível para que a Biblioteca Municipal possa atender a comunidade com segurança e conforto.

Preservação do patrimônio histórico

A Prefeitura Municipal de Tibagi destaca a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade. O prédio da Biblioteca Municipal é um importante símbolo da história da cidade e sua reforma é fundamental para garantir que ele continue a ser um espaço cultural e educacional para as próximas gerações.

Texto: Ellery Prestes de Souza / ASCOM Pref. TIbagi
Fotos: ACERVO/ASCOM Pref. Tibagi